‘Engolidos pela cultura pop’, Steve Tuner

Nenhuma outra obra encaixaria tão perfeitamente para abrir a seção de literatura d’O Guia Cristão. ‘Engolidos pela Cultura Pop é do mesmo autor de ‘Cristianismo Criativo?’, onde Steve Tuner discute sobre o uso das artes dentro do contexto cristão.

O AUTOR

Turner, que além de escritor é crítico musical, jornalista e poeta, colabora para revistas Rolling Stone, Christianity Today e o jornal The Times. Em seu trabalho de crítico musical atuou entrevistando bandas como Beatles e U2, experiências que ele cita em suas obras.

Além de ‘Cristianismo Criativo?’ e ‘Engolidos pela Cultura Pop’, escreveu ‘Imagine, Conversation with Eric Clapton’, ‘U2 – Rattle and Hum’ e ‘The Beatles – a história por trás de todas as canções’.

Em suas obras que falam da relação arte x igreja (‘Cristianismo Criativo?’ e ‘Engolidos pela Cultura Pop’), fica claro a influência da escola de Rookmarker (holandês, escritor, historiador, teórico sobre arte, música, filosofia e religião que se converteu no séc. XX), o mesmo da música da banda Palavra Antiga intitulada com esse nome, mas esse assunto fica para outro post.

A OBRA

Estamos constantemente consumindo e consequentemente sendo influenciados pela cultura de nossa época. Um filme, uma música, uma peça teatral, um livro, uma roupa que vestimos, ninguém está completamente imune às influencias de propagandas, novas tecnologias, mídias, etc.

Toda essa influência que estamos expostos e a inevitável absorção dela “tem tudo a ver com discernimento espiritual – ou a ausência dele”, conforme diz a sinopse da contracapa do livro. Longe das listas do “isso pode e isso não pode”, o autor prefere perguntar: “O que e como devemos consumir? Como apreciar, criar e criticar as tendências e os modismos? O que está por trás dos textos, das falas, das imagens que formam a cultura pop que consumimos?”

“Engoli. dos pela Cultura Pop apresenta um texto convincente e cheio de sabedoria prática que vai ajudar o leitor a entender e avaliar a cultura popular, estimulando o discernimento espiritual e o equilíbrio teológico”, Robert Velarde.

Ao final de cada a capitulo, Turner deixa algumas questões e listas de sites e livros relacionados ao assunto daquele capítulo, com o fim de reforçar a reflexão e discussão. Na introdução, ele cita a frase de uma teólogo suíço do séc. 20, Karl Barth, que segundo o próprio Steve, resume o seu trabalho. “Pegue a sua Bíblia, pegue o seu jornal, e leia ambos. Mas interprete os jornais a partir da Bíblia”.

“Me meu desejo é que ‘Engolidos pela Cultura Pop’ ajude aqueles que estão tentando navegar, com o toque da verdade cristã, pelas águas às vezes turbulentas da cultura popular”, Steve Tuner.

  • Engolidos Pela Cultura Pop – Arte, Mídia e Consumo: Uma Abordagem Cristã
  • Páginas: 272
  • Assunto: Apologética, Ética / Comportamento, Vida Cristã
  • Ano: 2014
  • Editora: Ultimato
  • Leia um trecho aqui.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*