O soldado cristão que ousou a seguir sua fé na Alemanha Nazista

Franz Hasel é um cristão alemão de quarenta anos que se vê convocado para guerrear no exército nazista. Ele é enviado para a Companhia Pioneira 699, a linha de frente de Hitler, Hasel permanece fiel aos seus princípios religiosos causando uma série de conflitos consigo, parceiros e superiores em meio às batalhas da Segunda Guerra Mundial.

“Duas partes do livro me marcaram muito. A primeira foi quando o Franz decide  jogar fora a sua arma e a segunda, quando sua esposa é intimada a comparecer naquele lugar onde torturavam as pessoas e fala para os filhos que se ela não voltasse até meio-dia, era pra cada um ir para um lugar diferente”, diz a assídua leitora Camila Resende, 23.

O enredo se alterna entre a luta de Hasel em se manter fiel e fazer a diferença no campo de batalha e a luta de sua esposa e filhos, que sobrevivem na cidade em meio a destruição, fome e retaliações por não se filiarem ao partido nazista.

Além da atitude de fé, a leitura vale muito pelo contexto histórico, pois a obra é rica de detalhes sobre as batalhas da Segunda Guerra Mundial. Principalmente sobre a linha de frente do exército nazista, onde Hasel pertencia.

A autoria é da própria filha de Franz, Susi Hasel, em parceria com Maylan Schurch.

mil_cairao

   

     Titulo: Mil Cairão ao Teu Lado;

     Editora: CPB;

     Autor: Susi Hasel Mundy, Maylan Schurch;

     Ano: 2004;

     Páginas: 192.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*