Sobre a canção ‘Acredito’, de Leonardo Gonçalves

Diante da atual conjuntura do cristianismo; não só no Brasil, mas em todo o mundo; a canção ‘Acredito’ soa com uma contemporaneidade singular; como um hino de proclamação de nossa fé ao mundo.

Em um tempo em que cada vez mais o espiritual é desconsiderado como necessidade humana e em que o homem tende à auto-suficiência, a Mensagem da Cruz chega a soar como tolice. Por que falar de um amor incondicional quando eu mesmo “supro” todas as minhas necessidades? Entretanto, já sabemos que nos últimos dias, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriaria [Mateus 24:12].

Também é conhecido por nós que guerras, pestes [epidemias, doenças], fome, terremotos e tantos outros fenômenos que se tornam preocupações atuais da comunidade global, são sinais. A perseguição da igreja em todo o mundo são sinais. Falso profetas e divisões, também são. Vivemos um tempo de claro cumprimento da Palavra. Se analisarmos o que Jesus diz em Mateus 24, Ele descreve precisamente o cenário que vivemos hoje. Depois de alguns questionamentos feitos pelos discípulos a respeito dos sinais, Ele responde:

E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;
Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.
E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.
Mas todas estas coisas são o princípio de dores.
Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vosão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.
Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.
E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.
Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.
E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
[Mateus 24:4-19]

[leia esse capítulo completo acessando o link]

Mas você deve estar me perguntando: o que isso tem haver com a música. Eu te respondo, caso não tenha percebido: tudo! Nesse tempo em que vivemos, descrito acima, proclamar e viver sua fé se torna cada vez mais estranho. Manter princípios bíblicos em nossa vida se torna cada vez mais difícil e escasso. Dizer que se é cristão, então, em alguns lugares nem se é permitido.

Diante da atual conjuntura do cristianismo; não só no Brasil, mas em todo o mundo; a canção ‘Acredito’ soa com uma contemporaneidade singular; como um hino de proclamação de nossa fé ao mundo.

É uma forma de cada um de nós afirmamos que nesses dias de desespero; incerteza e medo há. Em uma salvação eu creio. Creio em Ti! 


A canção é trilha sonora do filme Você Acredita? que estreia em 03 de setembro no Brasil. Saiba mais aqui.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*